sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Privilégios

Sua Excelência o Senhor Presidente da República foi a banhos.

Sua Excelência trabalhou o ano inteiro e tem direito a merecidas férias.

Todos os outros trabalhadores também, pelo menos segundo o que reza o Código do Trabalho.

Se por férias se entender simplesmente uma ausência do local de trabalho, temos que os trabalhadores portugueses, na generalidade, vão de férias.

Mas, se por férias, se considerar uma fruição do tempo de férias de uma forma lúdica, aplicando-o em tempo de lazer e actividades fora de portas, que lhe permitam efectivamente “recarregar baterias” e, com a família os que a têm, sair da sua residência habitual e ir, por exemplo, como sua Excelência, a banhos, então o caso muda de figura.

Na verdade a actual situação do mercado de trabalho, com toda a sua precariedade e salários mínimos, faz com que à maioria sobre sempre mês para o rendimento que auferem.

Para esses, férias fazem parte de um imaginário que não podem conhecer como sua Excelência o Senhor Presidente.

Mas sua Excelência não se limitou a ir de férias para usar uma praia privativa, não, para sua Excelência, pessoa que considero equilibrada e ponderada, isso não bastava para marcar a sua diferenciação em relação aos seus concidadãos.

Sua Excelência lembrou-se, de repente este ano, que podia vincar mais a distância que o separa dos cidadão que, tendo ou não férias efectivas, gemem vergados ao peso dos impostos, à tirania dos bancos que lhes confiscam, sem dó nem piedade, as casas cujas prestações deixaram de poder pagar pontualmente, e manda fechar, para sua segurança está bem de ver, o espaço aéreo sobre uma área que sendo seu e de seu usufruto exclusivo, é um espaço de todos nós, chamando também para seu uso exclusivo o céu sobre sua iluminada, prestigiada e ilustre fronde.

No meu entender um excesso verdadeiramente chocante e sua Excelêcia excedeu-se na sua afirmação da sua diferença.

Mas isso sou eu a dizer que, notoriamente, não sei o que digo.

Saudações a todos(as)
Nau Catrineta


Sem comentários: