terça-feira, 26 de agosto de 2008

a Matança das Focas Bébé




Esta mensagem chegou-me por correio electrónico. Créditos: Peter Kater
Todos os anos são mortas centenas de milhar de crias de foca, normalmente com cercas de 3 meses de vida, para aproveitamento da pele para casacos, malas, sapatos e outros usos semelhan
-tes.
Este ano, em que houve uma redução na carnificina autorizada pelo Canadá, estima-se que foram mortas 175.000 bébés focas.
Para que a pele não se danifique o método é sempre o mesmo: a paulada.
Este método, mais que bárbaro, selvagem tem por consequência que, muitas focas não morram e fiquem só feridas e atordoados e acabam por ser esfoladas vivas.
Os seus corpos são abandonados no gelo, em sangue, para serem devorados vivos pelos seus predadores naturais ou para morrerem, antes disso, cruelmente queimados pelo gelo.
Nem a humanidade necessita da pele das focas para coisa nenhuma, excepto alimentar a vaidade humana, nem a economia do Canadá, necessita das receitas obtidas por esta concessão, para continuar saudável e em crescimento.
As focas enfrentam, também elas, perigos imensos para a sua sobrevivência.
Desde logo a imensa caça que lhe é movida não só no Canadá, como em outros países.
Depois o estreitamento das plataformas de gelo que tem vindo a ocorrer por força do aquecimento global que conduz, por sua vez também, a um escassear da alimentação e à mudança de rumo e de locais de postura de algumas das espécias de peixes de que as focas se alimentam tradicionalmente.
Tal como se fez para a baleia, é tempo de dizer BASTA a esta carnificina.
Saudações a todos(as)
A Nau Catrineta

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo
Lá voltamos nós ao mesmo. Países civilizados piores que bárbaros e vandalos em horda guerreira.